domingo, 24 de outubro de 2010

Das observações do universo feminino - Tese das elucubrações





De tanto servir de ombro e ouvidos para mulheres das mais variadas idades, concluí algumas meias verdades. Se tem uma coisa que me incomodada são os discursos generalistas femininos de que homens são todos iguais. Em outras palavras, em bom português, esse discurso quer dizer que eles não prestam. Elas as vítimas. Eles os algozes.

Visto aqui de longe, me parece que exista uma singela explicação para o fenômeno. Que, aliás, costumo repetir para as mulheres que me trazem suas queixas sobre os meninos. Vou parecer taxativa demais no meu discurso a seguir, mas pretendo apenas navegar superficialmente sobre a regra. As execeções merecem todo o meu respeito, ressalvando as inúmeras outras verdades existentes, que ficam aqui de fora.

A regra é simples. Mulheres têm destas coisas, conhecem um fulaninho pelos caminhos da vida, o tal sujeito aparentemente preenche os requisitos para ocupar o cargo do 'pra sempre, enquanto dure', e é o que basta. Foi dada a largada para o grande tormento de dúvidas e elucubrações sem fim.

Tem um porém, uma particularidade que justifica [para elas próprias] os papeis de vítima e algoz: ele é 'o cara' para ela, mas ela não é 'a cara' para ele. A condição narcísica não a deixa ver essa obviedade cristalina. Aqui a origem do discurso que generaliza.

Dentro dessa perspectiva feminina, sem se dar conta de que ela não é 'a cara' para ele, o script será hilário. Evidentemente que cabe aqui uma ressalva ao resepeito que merecem a angústia e o desespero das meninas - mas nem por isto será menos patética a cena da vida privada quando se assiste de camarote.

Elas sequer se dão conta. É um processo incontrolável. Durante o limbo entre o dia que se conheceram e o próximo ou próximos encontros, a mulher entra em uma espécie de estado de decomposição. Se desintegra para o resto à sua volta, fica capenga, despendendo boa parte de sua energia e capacidade de pensar no que poderá ser o próximo passo dele, a próxima jogada. É a dança do acasalamento - no caso, no sentido stricto, praticada por um só.

O engraçado do processo é a capacidade de construção feminina. Em outras palavras, no bom português novamente, veem pêlo em ovo. 

Ele até liga no dia seguinte. Isso não quer dizer nada, homens já aprenderam um bocado sobre as queixas femininas, então já se dispõem ao menos a cumprir o roteiro da boa educação no day after. Se ele ligou, ela lê da atitude um sinal.

Ele até chama para sair de vez em quando. De novo, isso não é medida de interesse. Homem sempre sabe quando a mulher está na dele [o inverso também é verdadeiro], por isto, na falta de programa melhor, ou necessidade de manter a média mensal de satisfação física, ou para elevar a autoestima etc, ele já sabe para quais da lista ligar. Se ele chama, ela lê disto um sinal.

Enfim, o fulaninho, inocente nesta parada, vai cumprindo um roteiro que dá margem para a fulaninha elucubrar. E o ápice da torpeza delas são as entrelinhas. Insistem não saber que não há entrelinhas, mas mulher focada em um homem será exímia nisso. Exemplo? Ele comenta en passant que no final de semana seguinte terá lua cheia. Pronto. As entrelinhas. Sucessão de 'serás'. Será que é porque ele vai chamar para assistir o espetáculo celestial? Será que pretendeu que ela tomasse a iniciativa da proposta? Será que ele quis se mostrar um romântico? Será que para ele astronomia é tema relevantíssimo e então ela devesse falar mais sobre o fenômeno? 

Não será nada. E as outras hipóteses só serão o que ela precisa acreditar que seja, menos o óbvio. Ou seja, vai fazer noite de lua cheia! E ponto final. Não tem nada por trás disso. Se tivesse, ele diria.

A questão é singela. Homens, ou mulheres, quando querem, querem. Ponto. Não deixam margem para dúvidas. As atitudes são cristalinas. Investem direta e certeiramente, mesmo aos trancos e barrancos como alguns costumam agir, mas dizem a que vieram. Desconfiam da incerteza, mas apostam. Se não for assim, esqueça. Não é.

Como não é? Para as desavisadas, existe um menu básico de perguntas e respostas que contribui para não entrar no processo do tormento da elucubração. Veja-se alguns exemplos:

1.Some nos finais de semana? É a clássica das clássicas. Dispensa outros comentários

2.Liga só no fim da noite, depois da festa? Está na vida, e não pegou nada melhor.

3.Não investe em programas a dois em que a cama não seja o foco principal? A cama é o objetivo único.

4.Não a introduz no seu grupo depois de dois meses saindo juntos? a) é cedo demais para ele; b) pode ter cunho de vergonha em mostrá-la; c) tem outra que frequenta o grupo; d) N outras alternativas. Pouco importam quais sejam. Não introduziu. Não quer. Ponto.

5.Não chama para viajar? Muitas horas para administrar a convivência.

6.Não programa um cineminha, teatro ou show? Programinhas que chancelam o 'romance' conflitam com o objetivo do rapaz.

7. Para os casos em que ela é mais velha [bem mais velha]: Ele não anda de mãoszinhas dadas no shopping?  Dispensa comentários. Quem aprecia diferença de idade tem que conhecer o submenu básico da diferença de idade.

8.Ele não liga nunca e quando liga justifica a ausência na falta de tempo, correrias e afins? [Essa é a hors concours das desculpas.] Ele acabou de subestimar a inteligência da moça, pois quer fazer crer que é um alienígena, alimenta-se de luz, e, portanto, não vai ao banheiro jamais!- hora bem adequada, aliás, para dar um 'oizinho' apenas, quando deseja verdadeiramente se fazer presente, mas, de verdade, não tem tempo.

Se as respostas forem sim, esqueça. Não é. Você não preenche os requisitos dele.

Conclusão. Nada de ver nestes homens os algozes. São na verdade vítimas. É que eles não têm culpa daquela mulher não preencher os seus requisitos para ocupar o posto do 'pra sempre, enquanto dure'. Nada de errado nisso. Nada de errado com ela, nada de errado com ele. Gosto é gosto. Mas nem por isso o moço é impedido de sair com a moça de vez em quando, o que não pode dar margem para concluir nada além de uma saída descompromissada.

O problema é um só. Mulheres elucubram demais em situações em que não há espaço para 'viagem'. Essas questões são preto-no-branco, pão-pão, queijo-queijo. Não tem voo solitário, é a dois. O interesse dele não é eventual, é constante. Mesmo que ali na frente um dos dois veja que não tem futuro, mesmo assim investe [aliás, em média são necessários três meses para ter uma pequena noção se vai virar romance, antes disto é suicídio qualquer aposta mais significativa. Ria, pode rir. Pois não é que tem gente que diz que ama em um ou dois meses de 'namoro', pode? Pode, embora não exista métrica para as questões do coração, a carência justifica muita precipitação, causando as clássicas confusões lá frente].

Enfim, retomando o mote da postagem que são os sinais iniciais do interesse, quando 'é' não tem muita margem para a dúvida. Demonstram a que vieram ao responder não para o questionário do menu básico de perguntas e respostas acima.

Ressalvadas as exceções, portanto, não dá para se postar de vítima. E não é nada inteligente ficar falando mal dos homens por aí, muito menos sacar da arma letal, chamada telefone celular, e ligar de madrugada só para extravasar a mágoa que ele nem sabe que causou. Não dá.

A singeleza do quadro 'a vida como ela é' está no seguinte: homens não são todos iguais [assim como mulheres], você que não é o número dele[a]. Mas nem por isso você não será 'a pessoa' para outro alguém. Questão de percepção e autoestima. Para quê complicar?


.
Poderás gostar também:

Das observações do universo feminino: Iniciar romance dá um cansaço!
Das observações do universo feminino: Da hipócrita monogamia
Das observações do universo feminino - Tese dos brinquedinhos
Micro-teses: casamentos duradouros

.

11 comentários:

  1. "Tem outra que frequenta o grupo" kkkkk! Boas dicas. Vou anotar no caderninho. Abç!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  3. amei, amei, ameiiiiiiiiiiiii!
    parabéns, parabéns, parabénssssssssssss!
    É bem isso, e + aquilo: "homens são de marte, mulheres são de venus"!
    O problema é o massacre do "sentimental/emocional" exagerado da gte, das mulheres...
    E ainda acrescendo outras 2 questões: teimosia (não admitir que não agradou) e o desespero de muitas, q acham q pra ser feliz, só casando...
    Parabéns novamente Amada!!!
    *xo's*
    Ana Helena

    ResponderExcluir
  4. a-d-o-r-e-i

    O tempo e a experiência nos mostram que homens são objetivos e nós indagadoras, ou melhor “fazidas” dizemos “não” quando em verdade queremos sim, e muito!
    Agora, o homem diz não e deu, e não se faz.

    A verdade amiga é que eu passei a ser bem mais feliz quando entendi a verdadeira razão de ser do homem e passei a pensar e agir como eles! É um santo remédio, por isso comungo do mesmo pensamento! Os homens não são iguais, as mulheres é que não sabem interpretá-los!

    bjusss
    Moni

    ResponderExcluir
  5. Mulheres e suas expectativas!

    Adorei o texto...

    Bjsss

    ResponderExcluir
  6. Olá Maria Janice. Que texto! Realmente homens e mulheres não são todos iguais, mas, eles têm uma semelhança: a busca de uma vida a dois.

    Quero aproveitar e lhe convidar para ler “Para o final a contemplação” no meu http://jefhcardoso.blogspot.com
    Será um prazer lhe receber.

    “Para o legítimo sonhador não há sonho frustrado, mas sim sonho em curso” (Jefhcardoso)

    ResponderExcluir
  7. Janiceamiga

    Lindo o teu nome, Janice. És a primeira Janice que encontro e espero que assim seja por muitos e bons anos, porque isso quer dizer que fiz uma nova Amiga. E lá dizem os árabes que os amigos a gente escolhe; a família sai-nos na rifa... Não dizem bem assim, mas mais ou menos.

    Amiga

    Chego aqui por intermédio do nosso Amigo AC e estou muito satisfeito por te ter encontrado. O teu blogue é muito interessante, e bem escrito. O que, para mim, que sempre ganhei a vida a produzir prosa tão honesta quanto possível, (sou jornalista e dizem que também escritor, dizem…, e aos 69 anos não me sinto velho) é motivo acrescido de satisfação.

    Espero que me retribuas a visita e deixes comentários na Minha Travessa. E, já agora, que te tornes minha (per)seguidora. Não é pedir muito… Obrigado

    Qjs = queijinhos = beijinhos

    NB – Peço-te desculpa, mas tenho de referir que este é um texto base, ainda que com algumas apreciações individuais e específicas. Infelizmente não sou dono do tempo, e a sê-lo seria uma chatice… Para que não haja dúvidas. Mas, é sincero.

    ResponderExcluir
  8. Minha querida,

    Por incrivel que pareça, estava discutindo mais ou menos esse texto, no blog de um amigo - Buteco do LUFE-
    Realmente homens são de marte, mulheres são de venus!
    Parece que a gente nuncaaaaaaaaaaaa vai se entender, afeeeeeeeeemaria rs.
    Mas eu to bem assim com o disse a pessoa acima:


    A verdade amiga é que eu passei a ser bem mais feliz quando entendi a verdadeira razão de ser do homem e passei a pensar e agir como eles!

    Beijooooooooo!

    ResponderExcluir
  9. Antes de mais nada, Janice, já lhe falei que o seu blog é ótimo? Se não, esteja dito: o seu blog é ótimo! Se sim, que não paire qualquer dúvida: o seu blog ótimo!!!

    Quanto à postagem, este é um tema bem batido, sobretudo nos recantos mais femininos da blogosfera. Mas você consegue abordá-lo por ângulos essenciais e de forma original.

    O mais importante, do meu ponto de vista (masculino, mas pouco, espero, machista), é a advertência que você faz logo no primeiro parágrafo. A vítima é, realmente, antes de tudo vítima de si mesma. E isso vale para homens e mulheres. A diferença é que a queixa masculina, na maioria dos casos, não é gerada pela falta de interesse das mulheres. Pelo contrário: o excesso de interesse é que incomoda o macho padrão. Pelo menos, da boca pra fora...

    Se o cara estiver, por exemplo, participando de uma roda de boteco totalmente masculina, jamais deve se referir à sua própria mulher (seja ela namorada, noiva, ficante ou, principalmente, esposa) com palavras e expressões heréticas como "meu amor", "minha amada", "minha vida" etc., sob pena de ser fuzilado pelo olhar dos demais. Se usar termos heréticos chulos como "minha neguinha", "meu xodó", "meu chuchuzinho", a pena é (suponho, porque nunca pronunciei nem ouvi nenhuma heresia tão grave nessas ocasiões) linchamento e esquartejamento sumários!

    Tais crimes têm atenuantes, claro. Se o cara estiver falando com a dita cuja, ao vivo ou por telefone, ou a ela se referindo com outra fêmea que chegou até a roda, a absolvição poderá será obtida logo após a saída da intrusa ou o término da ligação, bastando para isso que o suspeito profira ato de contrição do tipo "tem de fazer uma mediazinha com a dona encrenca, né?", ou "o que a gente não é obrigado a dizer pra manter uma mocréia no seu lugar!"

    Bem, me empolguei demais e exagerei no tamanho do comentário. Paro por aqui, antes que eu acabe revelando tudo o que os homens de fato sentem. E, muitíssimo pior, tudo o que sentem os homens de direito, mas não de fato - a grande maioria, infelizmente. As paredes dos espaços de comentários dos blogs têm ouvidos... e não quero ser vítima da fúria de alguma entidade como a poderosíssima Federação dos Machos Especialmente Astutos - FEMEAS.

    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Minhas amigas dizem que tenho "pensamento de garoto" quando separo as coisas, quando não fico ansiosa, quando dispenso alguém depois de algum tempo... Enfim, alguém escreveu como penso!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  11. Jan, parabéns pelo texto e quero te dizer que a criatividade masculina em satisfazer uma mulher está cada mais defasada. Não sabem o quão maravilhosas que vcs são e mesmo se baseando em carência citada as atenções deveriam ser 24h e não em um breve telefonema de fim de semana. bjs, Gustavo

    ResponderExcluir